Moda

Série Designers: Azzedine Alaïa

Oii!! Hoje começo uma série de posts sobre Fashion Designers. Hoje vou começar com Azzedine Alaïa, um estilista tunisino, que se tornou muito conhecido nos anos 80.

Azzedine Alaïa nasceu em Túnis, na Tunísia, em 1940 e cursou escultura na Academia de Belas Artes. Em 1957 ele se transferiu para Paris. Trabalhou para a Dior por 05 dias (ahaaam!!!).

Iniciou sua carreira com Guy Laroche, onde trabalhou até 1959. Enquanto isso, Azzedine também trabalhava como mordomo e como costureiro pessoal de mulheres nobres.

Alaïa criou uma linha própria e suas clientes o acompanharam, assim como algumas famosas caíram aos encantos de suas roupas de caimento único, como Greta Garbo e Claudette Colbert.

Em 1979 lançou sua primeira linha prêt-à-porter (pronto para usar) e em 1982 desfilou em Nova York, introduzindo no mundo da moda aquela silhueta enfaixada por tecidos stretch, que viria a ser sua marca estilística.

Em 1985 foi reconhecido como melhor designer do ano pelo Oscar da moda. Porém, da segunda metade dos anos 90 Azzedine sumiu um pouco, retornando apenas em 2000, quando passou à colaborar com o Grupo Prada, trazendo de volta suas “deusas enfaixadas”.

Suas coleções atuais são mais sóbrias, com variadas interpretações relacionadas às pregas, utilizando materiais que vão do tricô ao couro.

653

Algumas curiosidades:

  • Azzedine trabalha sobre modelos, ele não usa manequins, gosta de montar a roupa em corpos vivos e em movimento;
  • É mestre absoluto do corte, do drapeado e da construção. Suas roupas são verdadeiros quebra-cabeças, constituídas por diversos moldes de tecidos e uma sequência de montagem extremamente complicada.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s