Moda

Série Designers: Gilbert Adrian

Gilbert Adrian nasceu em 1903, em Connecticut, e frequentou a New York School of Fine and Applied Arts. O estilista teve seu primeiro trabalho como figurinista nos teatros da Broadway.  Já em 1924, foi contratado para fazer o figurino do filme mudo “Noite de Núpcias”. O sucesso foi tanto que em 1928 já era figurinista em Hollywood.

Vestiu atrizes famosas como Greta Garbo, Joan Crawford e Jean Harlow.

2
Greta Garbo no filme Mata Hari,1931. 

No filme Mata Hari, Adrian criou uma obra-prima para o figurino de Greta Garbo. É dele também o figurino dos filmes Letty Lynton, Jantar às Oito, O Grande Ziegfeld, A Dama das Camélias, Maria Antonieta, Ninotchka e em As mulheres.

Os famosos sapatinhos vermelhos de Dorothy em O Mágico de Oz foram criados por Adrian e estão expostos hoje no Smithsonian de Washington.

Inaugurou sua etiqueta em 1941, onde repropôs os figurinos criados para o cinema, mas de uma forma mais usual, com materiais menos requintados. Entretanto, após a 2ª Guerra, as divas de Hollywood foram substituídas pelas “garotas de suéter”, que utilizavam um guarda-roupa mais básico, assim em 1947, Adrian começou a declinar. Ele se mudou para o Brasil e continuou a produzir até 1959, ano em que faleceu.

45

SONY DSC67

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s