Moda

Porque os vestidos de noiva são brancos?

Oii gente!!

Hoje vim falar um pouco sobre História da Moda. Comecei a estudar esta matéria recentemente e me apaixonei, poderia passar o dia inteeiro só estudando isso. Durante as aulas com o professor João Braga ( um parênteses para falar sobre ele, porque sinceramente, professor maravilhoso de História da Moda, sabe tuudo tuudo tudo).

João Braga: Graduado em Artes Plásticas e Educação Artística, pós-graduado em História de Indumentária pelo Instituto Paulista de Museologia, mestre em História da Ciência pela PUC-SP e também especialista em História da Moda pela ESMOD de Paris.

Leciona em instituições como a FAAP e Santa Marcelina e é coordenador de pós-graduação de História da Moda no Senac.

É autor de História da Moda – Uma Narrativa (Anhembi Morumbi 2007) e Reflexões Sobre Moda (Anhembi Morumbi, 2005) e coautor de História da Moda no Brasil (Pixys, 2011) e Cultura e Elegância (Contexto, 2009)

 

Bom, continuando a história do vestido de noiva… Antigamente, bem antigamente, as mulheres se casavam com vestidos de quaisquer cores. Eventualmente deve ter existido alguém que se casou com algum vestido branco, mas até Josephine Bonaparte (mulher de Napoleão Bonaparte) não tinha se tornado uma “regra” da moda feminina.

Ana-Passos-Joias-A-coroação-de-Napoleão-720x478.jpg

Ela começou com a moda dos vestidos brancos de forma involuntária. Napoleão convidou o Papa para coroá-lo e os trajes feitos para a ocasião eram brancos bordados com fios de ouro. Porém, antes da coroação, ambos foram se confessar com o Papa e disseram que não eram casados na Igreja. O Papa disse então que não poderia coroá-los caso não fossem casados. E portanto, na coroação, Josephine usou um vestido de noiva branco.

E essa é a história do início do vestido de noiva branco. Depois do vestido de Josephine, houve nesta época 03 aparições de Nossa Senhora e todas estavam vestidas de branco. Desta forma o branco foi associado à virgindade, ao imaculado, à pureza e à castidade.

Tempos depois e na Inglaterra, Rainha Vitória se casou com um lindo vestido branco com flores de laranjeiras naturais.

rainhavitoria1.jpg
Vestido de noiva da Rainha Vitória

No vídeo abaixo, mais ou menos a partir dos 11 minutos, o professor João Braga conta a história do vestido de noiva branco.

 

E ai, gostaram da história do vestido de noiva branco?

Beijos! :*

Anúncios

Um comentário em “Porque os vestidos de noiva são brancos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s