Moda

Pantone – quem escolhe as cores para o ano?

Quando chega dezembro a Pantone anuncia a cor do próximo ano. Mas quem define essas cores? E quais os critérios utilizados?

A Pantone tem uma divisão, chamada Pantone Color Institute, que trabalha com o estudo das tendências para as próximas temporadas. E essa divisão que determina a cor que será a tendência do ano.

Essa história começou em 1999. Assim, em dezembro de 1999, foi determinado que a cor tendência de 2000 seria o azul cerúleo. A partir de então, todos os anos, a Pantone reúne uma junta de profissionais de vários setores (moda, arquitetura…) que definem a cor seguinte. E o que os influencia a escolher tal cor? A prioridade da junta é eleger um tom que defina os problemas e as vitórias do momento.

Por exemplo, em 2013, foi escolhida a cor esmeralda,  que representava o crescimento e a renovação de um mundo que saia da crise.

Em 2016, o único ano em que foram escolhidas duas cores, o Rosa Quartz e Serenity. Eles foram pensados a dedo para tentar amenizar o clima de tensão e violência que marcou o mundo. A combinação de Rosa Quartz e e Serenity cria uma sensação de segurança, paz e ordem e são agradáveis para o cérebro.

Para 2017 a cor escolhida foi o Greenery, um verde levemente amarelado. A escolha se deu devido ao ano conturbado em diversas questões mundiais, porque a cor representa um novo começo. A ideia é que o mundo “respire fundo, oxigene e se revitalize para o ano que está por vir”.

pantone-abacate

Eu não sou tãão fã dessa tonalidade de verde meio abacate, mas acho que a gente se acostuma né?! haha

Beijos! :*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s